sexta-feira, 24 de abril de 2015

Lançamento do Cordel: família e lutas de Valdetário Carneiro, do poeta cordelista Marciano Medeiros.

No dia 08 de Abril de 2015, o espaço cultural Pinacoteca Potiguar - Palácio Potengi, deu lugar a mais um evento que entrou para a História da Cultura potiguar. Falamos do lançamento do Cordel do Poeta Marciano Medeiros, cuja característica marcante de sua arte é o verso biográfico utilizando como suporte artístico, o tão singelo cordel.



Marciano Medeiros escreveu "Família, sonhos e lutas de Valdetário Carneiro", em 289 estrofes em que o poeta enfatizou a trajetória de vida e morte de José Valdetário Carneiro.
Curioso como poeta, artista como escritor e astúcia de historiador, sua pesquisa transcorreu ao longo de um ano, entre idas e vindas na terra natal do personagem, Marciano contou com a ajuda generosa de amigos, família e fontes escritas na composição de sua obra. 
A história de José Valdetário Benevides, seu nome de Cartório, entretanto foi como Valdetário Carneiro que ele entrou para a História. Como sujeito histórico, conta uma outra face, além da já tão conhecida pela mídia, de uma história que por tantas vezes foi divulgada em jornais, telejornais e imprensa de um modo geral, de crimes e disputas, porém, nesse trabalho o autor procurou enfatizar não somente o que a sociedade já tem de conhecimento, mas o lado do ser humano, da história de um menino,  filho de pais religiosos, que cresceu pensando em ser artista, ator, gostava de música, foi apaixonado, tinha vocação para o trabalho e como mecânico se sustentou por muito tempo. Tinha suas virtudes, na palavra que dava e e por isso admirado.

Em 1997, porém, todo cenário de sua vida mudou e sua marcante história de crimes, do menino que queria ser ator, passa a ser encenada, não de uma forma ilusória  e transitória, nem tão pouco irreal, mas de uma saga verdadeira, real, de relações de comando e comandados, de liderança e vingança.
Valdetário, então,  foi o ator principal de sua própria história, de seu próprio romance, cumprindo assim seu destino.

O poeta cordelista Marciano Medeiros já possui um grande acervo de biografias e romances e é também integrante da Academia Norteriograndense de Literatura de Cordel. 




Tivemos também a oportunidade de estar entre os grandes nomes da cultura popular, tais como Rosa Regis, Abaete do Cordel, Dudé Viana, Gélson Pessoa, Jadinho Lima, Nando Poeta,  o artista plástico Raimundo André e Estévide Alexandre, entre outros, além dos violeiros Chicó Sobrinho e Chico Gomes que fizeram belas apresentações retratando em música e versos, a poesia descrita no cordel e dos principais cordéis de Marciano.






 





O evento também foi prestigiado  pelo prefeito de Serra de São Bento, Emanuel Faustino e a primeira dama Graça Rodrigues.




Contando também com a presença de amigos apoiadores do evento o vereador Epifânio Bezerra e sua esposa, a vice-prefeita de Várzea, Cleide Lima.





Terminamos essa matéria com um trecho de suas rimas: 

"O menino, que sonhara
no passado  ser ator, 
foi visto pelo Brasil
entre balas, sangue e dor. 
Mas era um filme real, 
feito de modo brutal, 
sem existir diretor", Marciano Medeiros.











Nenhum comentário:

Postar um comentário